segunda-feira, 8 de março de 2010

POMPÉIA - Cidade Perdida

Visitei Pompéia no Verão de 2009 (Julho) uma típica cidade romana, situada próxima ao vulcão Vesúvio (arredores de Nápoles, sul da Itália). No ano de 79, este vulcão entrou em erupção violenta, provocando a destruição total e quase toda a sua população morreu soterrada.
No final do século XVIII, a cidade foi redescoberta por um agricultor que, ao trabalhar na região, localizou um muro da cidade. Nos dois séculos seguintes, a cidade foi escavada por arqueólogos, que descobriram casas, prédios públicos, aquedutos (sistema de condução de água), teatros, termas, lojas e outras construções foram encontrados. Os arqueólogos acharam também objectos e afrescos (pinturas em paredes) que revelaram importantes aspectos do quotidiano de uma cidade típica do Império Romano.
Porém, o que mais me impressionou foi ver em exposição, os corpos petrificados, em posição de protecção, que foram atingidos pelas lavas vulcânicas.
Atualmente, as ruínas do sitio arqueológico de Pompéia são visitadas por milhares de turistas do mundo todo. Aqui vos deixo algumas imagens, daquela que foi uma dia das cidades mais comerciais da época.






Sem comentários:

Enviar um comentário